Autosuficiência
- Bispo Robson
- 13 de mai. de 2016
- 3 min de leitura

Auto-suficiência é a capacidade, o compromisso e o esforço de satisfazer as necessidades espirituais e materiais da vida para si próprio e a família.
À medida que se tornam auto-suficientes, os membros também estão mais capacitados a servir e cuidar dos outros. Os membros da Igreja são responsáveis por seu próprio bem-estar espiritual e material.
Tendo sido abençoados com o dom do arbítrio, eles têm o privilégio e o dever de determinar o próprio rumo, resolver seus próprios problemas e esforçar-se para tornarem-se auto-suficientes.
Os membros fazem isso sob a inspiração do Senhor e por meio do próprio trabalho. Quando os membros da Igreja estão fazendo tudo o que podem para sustentar-se, mas ainda assim não conseguem satisfazer suas necessidades básicas, em geral, devem primeiramente recorrer à própria família em busca de ajuda.
Quando isso não for suficiente ou viável, a Igreja estará pronta para ajudar. Algumas das áreas nas quais os membros devem tornar-se auto-suficientes são explicadas nos parágrafos a seguir:
Saúde O Senhor ordenou que os membros mantivessem saudáveis o corpo e a mente. Eles devem obedecer à Palavra de Sabedoria, comer alimentos nutritivos, exercitar-se regularmente, controlar o peso e ter um sono adequado. Devem banir substâncias ou práticas que prejudiquem o corpo ou a mente e que causem dependência. Devem adotar bons hábitos de higiene e limpeza e providenciar cuidados médicos e odontológicos adequados. Devem também esforçar-se para desenvolver um bom relacionamento com os familiares e com o próximo.
Educação A educação proporciona conhecimento e habilidades que podem ajudar as pessoas a desenvolver a auto-suficiência. Os membros da Igreja devem estudar as escrituras e outros bons livros. Devem melhorar sua capacidade de ler, escrever e de fazer cálculos matemáticos básicos. Devem obter toda a instrução possível, por meio inclusive da formação acadêmica ou de cursos técnicos, se possível. Isso vai ajudá-los a desenvolver os talentos, encontrar empregos adequados e a contribuir significativamente na família, na Igreja e na comunidade.
Emprego O trabalho é a base sobre a qual repousam a auto-suficiência e o bem-estar material. Os membros devem preparar-se e escolher cuidadosamente uma ocupação conveniente, seja um emprego ou um trabalho por conta própria, que lhes permita sustentar a si mesmos e a família. Eles devem tornar-se qualificados em seu trabalho, ser diligentes e dignos de confiança, e trabalhar honestamente pelo pagamento e pelos benefícios que recebem.
Armazenamento Doméstico Para ajudar a cuidar de si mesmos e da própria família, os membros devem armazenar alimentos que façam parte de sua dieta normal em quantidade suficiente para três meses. Nos lugares em que as leis e circunstâncias locais permitirem, eles devem gradualmente fazer armazenamento de alimentos básicos para sustento da vida em quantidades que supram suas necessidades por períodos prolongados. Também devem armazenar água potável para o caso de interrupção do fornecimento de água ou contaminação da água fornecida.
Finanças Para tornarem-se financeiramente auto-suficiente, os membros da Igreja devem pagar o dízimo e as ofertas, evitar dívidas desnecessárias, elaborar um orçamento e viver de maneira planejada. Devem gradualmente fazer uma poupança economizando regularmente uma parte de sua renda.
Vigor Espiritual O vigor espiritual é essencial para o bem-estar material e eterno das pessoas. O vigor espiritual dos membros aumenta à medida que desenvolvem o testemunho, exercem fé no Pai Celestial e em Jesus Cristo, obedecem aos mandamentos de Deus, oram diariamente, estudam as escrituras, assistem às reuniões e servem em chamados na Igreja e a seu próximo.
Comments