PROPAGANDO O RETORNO DO SALVADOR
- BISPO ROBSON
- 30 de jun. de 2016
- 5 min de leitura

Seu propósito ao ensinar os mandamentos é ajudar as pessoas a viverem o evangelho exercendo fé em Jesus Cristo e arrependendo-se, ao prepararem-se para o batismo.
Por meio da obediência aos mandamentos, as pessoas aumentam seu testemunho do evangelho, mostram que têm um “coração quebrantado e um espírito contrito” e começam a arrepender-se de todos os seus pecados.
Mandamentos específicos que Deus nos deu e que nos ajudam a aplicar os princípios do evangelho em nossa vida. Existem muitas maneiras de se ensinar esta lição. O que você fizer deve ser determinado pelas necessidades dos discipulos e pela orientação do Espírito. Pense e ore constantemente sobre como ajudar os discipulos a viverem o evangelho.
Revisar brevemente a lição sobre o evangelho de Jesus Cristo antes de ensinar um ou mais mandamentos.
Ao fazê-lo, você pode ajudar os pesquisadores a verem como os mandamentos se encaixam no quadro geral da fé no Salvador e no arrependimento, em preparação para o batismo.
A vida deles pode ser abençoada se virem o evangelho de Jesus Cristo como um padrão de vida .Pode ser que você consiga ensinar alguns discipulos em poucas visitas; outros podem exigir mais visitas. Você tem a flexibilidade de ensinar as lições da melhor maneira para ajudar as pessoas a prepararem-se plenamente para seu batismo.
Seu propósito não é apenas apresentar todo o material; mas, sim, ajudar as pessoas a achegarem-se a Cristo por meio da fé em Jesus Cristo, arrependimento, batismo, de receber o dom do Espírito Santo e perseverar até o fim.
Raramente você deve passar de 45 minutos em uma lição. Talvez o tempo só permita que faça visitas mais curtas para ensinar. Nesse caso, você pode precisar de visitas curtas e freqüentes, apresentando partes menores do material a ser ensinado. Existem muitas maneiras pelas quais você pode ensinar esta lição.
A melhor maneira de decidir quais mandamentos ensinar, quando ensinar e quanto tempo dedicar a cada mandamento são as necessidades dos discipulos e a orientação do Espírito.
Deus nos dá mandamentos para nosso benefício. Eles são instruções de um amoroso Pai para ajudar-nos a ter uma vida feliz. Ele também nos dá o arbítrio, que é a capacidade e o privilégio de escolher entre o bem e o mal. Quando obedecemos a Deus, seguimos a influência do Espírito e escolhemos submeter-nos à Sua vontade. A obediência aos mandamentos nos traz paz nesta vida e vida eterna no mundo vindouro.
Ao bediência mostra nosso amor por Deus. A desobediência nos traz sofrimento. O Pai Eterno conhece nossas fraquezas e é paciente conosco. Ele nos abençoa quando nos esforçamos para obedecer a Seus mandamentos. Ele espera que obedeçamos a Ele para que possa abençoar-nos.
Deus nos ordena que oremos a Ele. Você pode orar a qualquer momento e em qualquer lugar. O Senhor nos ensinou a ajoelhar-nos e orar pela manhã e à noite, individualmente e em família. Nosso Pai Eterno ouve e responde nossas orações.
Por meio da oração diária recebemos auxílio divino e bênçãos. Devemos sempre orar com sinceridade. Também devemos orar com “real intenção”, o que significa que nos comprometemos a agir de acordo com a resposta que recebermos.
Oramos com fé a nosso Pai em nome de Jesus Cristo. Por Ele ser nosso Pai e nós sermos Seus filhos, Ele responderá nossas orações. Começamos a oração dirigindo-nos a nosso Deus. Terminamos nossas orações dizendo: “Em nome de Jesus Cristo. Amém.”
Na oração, falamos franca e sinceramente com nosso amoroso Pai. Expressamos gratidão por nossas bênçãos. Podemos falar do amor que sentimos por Ele. Também pedimos ajuda, proteção e orientação, de acordo com nossas necessidades. Ao orarmos com fé, sinceridade e real intenção, veremos a influência de Deus em nossa vida.
Ele nos guiará em nossa vida diária e nos ajudará a tomar boas decisões. Ele nos abençoará com um sentimento de consolo e paz. Ele nos avisará do perigo e nos fortalecerá para que resistamos à tentação. Ele perdoará nossos pecados. Vamos sentir-nos mais perto Dele.
Precisamos aprender a reconhecer Sua influência em nossa vida. Precisamos aprender a ouvir a voz mansa e delicada do Espírito. Podemos reconhecer quando o Espírito Santo está nos ensinando a verdade. Nossa mente se enche de pensamentos inspiradores e elevados. Seremos iluminados, ou seja, receberemos mais conhecimento.
Teremos sentimentos de paz, amor e alegria no coração. Desejaremos fazer o bem e ajudar as outras pessoas. Esses sentimentos são difíceis de serem descritos, mas podemos reconhecê-los quando os sentirmos.
Estudar as Escrituras (João 5:39), (João 20:31), (II Timóteo 3:14–17), (II Pedro 1:20–21).
As escrituras são registros escritos dos assuntos entre Deus e Seus filhos, conforme foram registrados pelos profetas sob a influência do Espírito Santo. Mostramos nossa fé ao estudarmos a palavra revelada de Deus, crermos nela e a obedecermos.
Examinamos diligentemente as escrituras para compreender a verdade. Banqueteamo-nos nelas porque elas abrem a porta da revelação e mostram-nos o que precisamos fazer e como devemos nos tornar. Examinamos as escrituras para aprender sobre Jesus Cristo e Seu evangelho. A fé em Jesus Cristo é um dom de Deus que vem por meio do estudo e e de viver sua palavra Sua palavra e Seu evangelho.
Santificar o Dia do Senhor. (Êxodo 20:8–11), (Êxodo 31:12–17), (Isaías 58:13–14 ).
Nosso comportamento no Dia do Senhor é uma manifestação de nosso compromisso de honrar e adorar a Deus. Ao santificarmos o Dia do Senhor, mostramos a Deus nossa disposição de cumprir nossas Alianças. Todo domingo, vamos à casa do Senhor para adorá-Lo.
Enquanto estamos ali, tomamos a Santa Ceia para lembrar-nos de Jesus Cristo e Sua Expiação. Renovamos nossos convênios e mostramos que estamos dispostos a arrepender-nos de nossos pecados e erros. Nesse dia, descansamos de nossos labores.
Ao assistirmos às reuniões da Igreja e adorarmos juntos, fortalecemo-nos uns aos outros. Sentimo-nos renovados, renovados pelo convívio com amigos e familiares.
Nossa fé é fortalecida ao estudarmos as escrituras e aprendermos mais a respeito do evangelho restaurado. Quando uma comunidade ou nação se torna negligente em relação a suas atividades do Dia do Senhor, sua vida religiosa decai e todos os aspectos da vida são afetados de modo negativo. As bênçãos associadas à santificação do Dia do Senhor são perdidas.
Não devemos fazer compras no Dia do Senhor nem participar de outras atividades esportivas e comerciais que hoje são tão comuns e profanam o Dia do Senhor. Os membros devem separar, esse dia santificado, das atividades do mundo, adotando um espírito de adoração, gratidão, serviço e realizar atividades centralizadas na família que sejam adequadas ao Dia do Senhor.
Se os membros da Igreja se esforçarem para tornar suas atividades do Dia do Senhor compatíveis com a vontade e o Espírito do Senhor, sua vida se encherá de alegria e paz.
Averdade é o conhecimento das coisas como elas são, como foram e como serão. Ela não muda com as condições ou o tempo. A verdade é a mesma em todas as eras e culturas. Deus é a fonte de toda verdade. Podemos ter fé Nele porque sabemos que Ele nos ensinará apenas a verdade.
Deus quer que todos os seus filhos conheçam a verdade. Portanto, Ele revela as verdades necessárias para a salvação por meio de seus lideres. Ele revela a verdade pessoalmente a nós por meio das escrituras e da revelação pessoal.
Deus nos dá mandamentos para que saibamos o que fazer e o que evitar para receber as bênçãos que Ele deseja conceder-nos (alegria, paz de consciência, felicidade eterna). Deus revelou a Moisés os Dez Mandamentos para guiar o Seu povo:
• “Não terás outros deuses diante de mim.” (Êxodo 20:3) Outros “deuses” podem incluir coisas que possuímos, poder ou fama.
• “Não farás para ti imagem de escultura.” (Êxodo 20:4)
• “Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão.” (Êxodo 20:7)
• “Lembra-te do dia do sábado, para o santificar.” (Êxodo 20:8)
• “Honra a teu pai e a tua mãe.” (Êxodo 20:12)
• “Não matarás.” (Êxodo 20:13)
• “Não adulterarás.” (Êxodo 20:14)
• “Não furtarás.” (Êxodo 20:15)
• “Não dirás falso testemunho contra o teu próximo.” (Êxodo 20:16)
• “Não cobiçarás.” (Êxodo 20:17)
Os Dez Mandamentos ainda são válidos hoje. Eles nos ensinam a adorar a Deus e ter reverência por Ele. Também nos ensinam como devemos tratar uns aos outros.
Comments