COMO ENCONTRAR DISCIPULOS
- BISPO ROBSON
- 27 de jun. de 2016
- 6 min de leitura

Desenvolver Fé para Encontrar Pessoas
As doutrinas e princípios irão fortalecer sua fé no fato de que o Senhor está preparando pessoas para receber você e o evangelho. Ele irá guiá-lo a essas pessoas ou Ele as guiará até você.
O trabalho de encontrar pessoas é diferente nos diversos lugares do mundo. Os missionários precisam adaptar se às condições locais. Apesar das diferenças, contudo, os princípios para se encontrar pessoas são universais.
Todas as pessoas do mundo foram membros da família de Deus na vida pré-mortal. (Atos 17:26–29; Hebreu 29:9.) Fazemos parte da família de Deus nesta vida e podemos desfrutar bênçãos ainda maiores como membros da Sua família na vida futura. Somos todos irmãos e irmãs na família de Deus.
Esse conhecimento nos proporciona um senso de identidade e de que fazemos parte de algo maior. Ele nos dá motivos para termos esperança de vida eterna na presença de Deus. Compreendemos essas verdades básicas graças à Restauração.
Você tem a responsabilidade e a bênção de ensinar as verdades restauradas a seus irmãos e irmãs. “Ó Senhor, permite que tenhamos êxito em trazêlos novamente a ti, em Cristo. Eis, ó Senhor, que suas almas são preciosas; dá-nos, portanto, ó Senhor, poder e sabedoria para trazermos esses nossos irmãos novamente a ti.
“Encontrar os que Vos Receberão” Você tem a responsabilidade de edificar a Igreja encontrando “os que vos receberão”. Essas pessoas reconhecerão que vocês são servos do Senhor. Elas estarão dispostas a aceitar e viver sua mensagem. Muitas delas estão “afastadas da verdade somente por não saber onde encontrá-la”. Geralmente você não saberá quem são essas pessoas.
Pode ser que elas não reconheçam imediatamente que vocês são servos do Senhor. Pode ser que não compreendam que terão mais paz, orientação e propósito na vida por meio do evangelho do que por qualquer outra coisa. Freqüentemente elas não se darão conta de que estão procurando o evangelho, até o encontrarem. Um converso, por exemplo, disse: “Quando ouvi o evangelho, ele preencheu um vazio em meu coração que eu nem sabia que estava lá”. Outro disse: “Cheguei ao fim da busca que eu não sabia que estava realizando”.
Seja onde for que você tenha sido designado a servir, lembre-se de que o Senhor “permitiu que você viesse a este lugar; porque assim Lhe era conveniente para a salvação de almas”. Trabalhe eficazmente para “clamar a este povo; expresse os pensamentos que o Senhor lhe puser no coração”. Se assim o fizer, você receberá a promessa de que “não será confundido diante dos homens” e que “naquele mesmo momento, ser-lhe-á dado o que dizer”.
Encontrar pessoas pelo Espírito é tão importante quanto ensinar pelo Espírito. Assim como acontece ao ensinar, seu trabalho de encontrar será eficaz se você for guiado pelo Espírito. Acredite com fé que saberá o que ensinar e o que fazer para encontrar aqueles que irão recebê-lo.
Ao mover-se rapidamente de uma atividade planejada para outra, ore para ter a capacidade de perceber oportunidades não planejadas de servir e ensinar aqueles que podem estar “perecendo na incredulidade”. Ore para ter sensibilidade espiritual para reconhecer essas oportunidades. Você verá que Deus colocará em seu caminho os Seus filhos que estão sendo preparados para receber o evangelho.
Nada acontece no trabalho missionário até que você encontre alguém para ensinar. Fale com o maior número de pessoas possível a cada dia. É natural que você fique um pouco apreensivo em relação a falar com as pessoas, mas você pode orar para ter fé e forças para ser mais corajoso ao abrir sua boca para proclamar o evangelho restaurado. Tente colocar as seguintes idéias em prática ao procurar conversar com todos que encontrar.
• Fale com as pessoas a respeito da família delas. Ajude-as a ver como o evangelho pode ser uma bênção para a família delas.
• Procure indícios, como objetos na casa ou no quintal, iniciais nas roupas ou evidências de que há filhos na família, para ajudá-lo a saber como começar uma conversa com as pessoas.
• Ouça sinceramente o que as pessoas dizem.
• Seja caloroso, amigável e alegre. Ofereça-se para ajudar.
• Confie que o Espírito colocará em seu coração e sua mente o que você deverá ensinar.
• Convide todos a conhecerem o evangelho.
• Peça nomes de pessoas conhecidas que poderiam estar interessadas em sua mensagem.
Ensine Quando Encontrar, Encontre Quando Ensinar Encontrar e ensinar são coisas relacionadas, são atividades ligadas uma à outra. Quando você se encontrar com as pessoas, esteja preparado para ensinar um breve resumo da verdade restaurada para que o Espírito Santo possa prestar testemunho de que você é um servo do Senhor. Em muitas situações, você precisará ser capaz de apresentar uma mensagem em um minuto ou menos. As pessoas estão acostumadas com declarações curtas e vigorosas. Você pode, por exemplo, prestar testemunho da mensagem da Restauração em apenas duas ou três frases:
Evite a tendência de dizer coisas como: “Você tem alguns minutos para lhe deixarmos uma mensagem a respeito...”
Em vez disso, crie o hábito de começar imediatamente a ensinar e testificar, assim que encontrar as pessoas. Você encontrará mais pessoas para ensinar, se testificar e permitir que elas sintam o poder do Espírito Santo.
Seja qual for a sua abordagem inicial, mencione brevemente e com simplicidade a Restauração do evangelho, porque essa é uma mensagem única no mundo. As pessoas que você estiver ensinando geralmente têm amigos ou parentes que estão preparados para receber o evangelho.
Em todas as situações de ensino — como ao procurar pessoas, ensinar pesquisadores, trabalhar com membros — pergunte: “Quem você conhece que estaria interessado nesta mensagem e se beneficiaria com ela?”
Depois de receber uma referência, pergunte: “Quem mais poderia beneficiar-se com a nossa mensagem?” Não hesite em fazer novamente a mesma pergunta em outras ocasiões em que encontrar aquelas pessoas.
À medida que as pessoas que você estiver ensinando sentirem as bênçãos do evangelho, o desejo que têm de compartilhá-lo aumentará. Freqüentemente elas farão novas amizades enquanto aprendem o evangelho. Os missionários que colocam em prática esse princípio geralmente têm muitas pessoas para ensinar.
Falar da Importância da Família A Restauração do evangelho de Jesus Cristo abençoa as famílias. À medida que seguem os princípios do evangelho, as famílias podem sentir paz e alegria e ter um sentimento de união e identidade nesta vida. Algo que irá ajudá-lo a encontrar pessoas para ensinar é falar da importância da família para todos que encontrar a cada dia.
Amaioria das pessoas tem um interesse natural pela família. Muitas vezes, ao procurar pessoas, você conseguirá rapidamente associar a mensagem da Restauração ao que a maioria das pessoas sabe a respeito da família. Quando encontrar pessoas para ensinar, você pode dizer algo assim: A mesma coisa pode ser feita com outros tópicos, como a felicidade, a adversidade, o propósito da vida ou a morte. Seja qual for a sua abordagem para encontrar pessoas, lembre-se de associá-la rapidamente à nossa mensagem especial para o mundo.
A Importância dos Membros Trabalhe com os membros da Igreja para encontrar pessoas para ensinar. Asituação ideal é quando os membros convidam outras pessoas para serem ensinadas e estão presentes na aula.
Quando os membros fazem isso, mais pessoas são batizadas e permanecem ativas na Igreja. O convívio com os membros é importante porque abranda o coração das pessoas e freqüentemente as leva a pesquisar o evangelho restaurado. Isso freqüentemente significa que elas são trazidas para o círculo de amigos de membros da Igreja, que inclui membros ativos e menos ativos, recém-conversos e famílias em que nem todos são membros da igreja.
“Muitos pensam que o trabalho missionário consiste simplesmente no trabalho de bater de porta em porta. Todos aqueles que conhecem esse trabalho sabem que existe uma maneira bem melhor. Essa maneira é por intermédio dos membros da Igreja. Sempre que um membro apresenta um pesquisador, existe um sistema de apoio imediato.
O membro presta testemunho da veracidade deste trabalho. Está desejoso de que seu amigo pesquisador encontre a felicidade. Ele fica entusiasmado quando o amigo progride em seu aprendizado do evangelho.
Embora os missionários de tempo integral façam o trabalho de ensino propriamente dito, o membro reforça esse ensino oferecendo sua casa para apoiar o trabalho missionário. Ele presta um testemunho sincero da divindade desta obra. Ele responde as perguntas quando os missionários não estão presentes.
Ele será um amigo do converso que está passando por uma grande e muitas vezes difícil mudança de vida. O processo de levar novas pessoas para a Igreja não é uma responsabilidade exclusiva dos missionários. Eles têm mais sucesso quando são os membros que lhes apresentam os novos pesquisadores”.
O ponto inicial do estabelecimento de um forte relacionamento com os membros é o bispo. Ofereça-se para ajudar e servir de qualquer forma justa que ele pedir. Pergunte-se de tempos em tempos:
“Eu sou uma bênção ou um fardo para o bispo?” Desenvolva uma atitude do tipo “Como posso ajudar?” Se você procurar oportunidades para amar, servir e ensinar, é mais provável que o bispo e os membros da Igreja confiem os parentes e amigos deles a você.
Comentarios